28 de abril de 2008

Simetrias de Serralves

O nosso refúgio...






Ainda na Peneda podemos desfrutar daqueles momentos só nossos; aqueles momentos que mesmo estando acompanhados, estamos tão perto de nós mesmos que nos descobrimos em cada recanto.
Agora vejam lá bem o que eu descobri...repararam no rosto que sobressai da rocha?

Pertinho do Céu





Pertinho do Céu é um dos trilhos que se fazem na Serra da Peneda-Gerês, mais precisamente no Lugar da Gavieira - Arcos de Valdevez; são 6 km a subir e a descer, a pé é claro!...mas vale a pena...
Vale a pena chegar ao cimo e desfrutar da Lagoa, da sua paisagem íngreme, da sua beleza singular,...vale a pena encher os pulmões de ar e sentirmo-nos bem com o Mundo...

A verdadeira, a Invicta!






Bem,...já sei que isto vai gerar mais alguma polémica, mas o Porto ou Cidade Invicta, ou Capital do Norte, já era conhecida em 200 a.c. por Portus. Posteriormente passou a Capital do Condado Portucalense... Reino que originou o nome de Portugal.
Uma das cidades mais antigas do mundo, é conhecida pelo famoso "Vinho do Porto" e pelas "Tripas à moda do Porto", e claro...pelo FCP!

24 de março de 2008

Será que vale a pena?



Sim, são peças de valor incalculavél, em ouro, prata, diamantes e outros... a arte da joalharia turca é mundialmente conhecida, não sei é se também sabem que o dote da noiva quando casa é de cerca de 50 KILOS em ouro...LoL...

Então vamos lá às comprinhas...







Pois é meninas...perdi-me aqui dentro...no Grand Bazar! Jóias em ouro e prata, antiguidades, tapetes maravilhosos em lã algodão e seda, diversos tipos souvenir, roupa, peças em cobre e metal, lenços, peças em pedras típicas Turcas, gamão trabalhado em madrepérola, malas e carteiras , casacos de couro...e sei lá que mais... Turcos, não?

Antes da Oração



O verdadeiro muçulmano reza 5 vezes por dia de forma a se purificar espiritualmente, mas antes de cada ida à Mesquita deve seguir certos rituais que o vão ajudar nessa purificação como por exemplo lavar as mãos, a cara e os pés até aos tornozelos.
E sim, as mulheres também podem ir rezar às mesquitas, afinal a casa do Senhor é para todos!

A Mesquita Azul


A Mesquita Azul - nome de baptismo dos turistas - ou Mesquita do Sultão Ahmed - nome original - é uma das obras-primas de Istambul. Começou a ser construída em 1609 ficando concluída em 1616. A cúpula central tem 23,5 metros de diâmetro e 43 metros de altura suportada por 5 colunas principais. O seu interior é iluminado suavemente por 260 janelas com magnificos vitrais do sec. XVII.

Minaretes vs Parabólicas



Fundada em 657 a.c. outrora conhecida por Bizâncio e depois por Constantinopla e Nova Roma, a actual cidade de Istambul sempre foi famosa pelos recortes dos seus minaretes que se erguem na paisagem. Ora, mas há que dar a mão à palmatória, e em pleno Séc.21 a concorrência da parabólica faz-se notar...

14 de março de 2008

Castelo de Peles






O Castelo de Peles em Sinaia é a Residência oficial de Verão da Familia Real Romena...pois, eu também não sabia...os Romenos ainda têm Rei!
Após a invasão soviética a monarquia foi abolida, mais precisamente em 1947, o Rei Mihai foi obrigado a abdicar o trono e a exilar-se; acabando por escolher a Suiça para sua residência.
É claro que ele já voltou à Roménia...mas o mesmo só foi possivel 3 anos após a queda do regime...e só em 1997 é que obteve outra vez a cidadania romena...!
Nem os Reis escapam...LoL...

3 de março de 2008

Vamos à feira?


Já com Brasov nas nossas costas, no sopé dos Carpatos, descobri esta feira à beira da estrada...tinha de tudo, até dos chineses...eles andam aí!...LoL...

25 de fevereiro de 2008

Brasov dos Carpatos


E quando descia os montes, eis que me deparo com esta visão...não, não me belisquei!

Sura Dacilor





Foi no Sura Dacilor, Restaurante de Cozinha Tradicional Romena que fiquei a saber que os Romenos provêem da união entre a tribo local Dacias e o Romanos.
Entre a verdadeira sopa que nos aquece até os confins da alma, o guisado de carnes selvagens, também comi uvas, melancia e ameixas em pickles...ah, pois é!

Nos Carpatos....






Poiana Brasov encontra-se em plenos Montes Carpatos, divertimento não falta e estas imagens falam as palavras que não escrevo.

Os ciganos e a paparazzi


Peço desculpa pelo enquadramento, mas esta foi tipo paparazzi...LoL...quem me conhece, sabe que não podia deixar passar em branco este notavél acontecimento!

Vamos dar uma volta pelo centro de Brasov?






Pois é,...quase que fiquei com saudades do Pai Natal, não fossem as eventuais escorregadelas!
Mas vinguei-me!...adquiri um par de botinhas com pitões de aço..eheheheh!

Quarto com vista sobre a cidade...

...de noite...


...e de manhã...


A cidade de Brasov, no coração da Transilvânia nasceu antes da Idade Média, teve vários nomes e entre outras coisas é conhecida pela sua Estância Turística de Inverno em Poiana e pelo famoso Castelo de Bran de Vlad Tepes III, o Drácula.